Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Deputado dispara tom de preconceito contra soropositivos e diz que é "problema deles" caso morram, em entrevista ao CQC.

Mônica Iozzi, repórter do CQC.
O Papa Bento XVI declarou recentemente que em alguns casos a igreja é favorável ao uso da camisinha, profissionais do sexo por exemplo, o assunto foi tema do quadro "Documento da Semana" no último CQC do dia 29/11/2010, a discussão inteligentemente iniciada pelo programa era como a Igreja católica ainda exclui a maior parte da população que ainda tem concsciência do quão importante é o uso do preservativo, como se não bastasse todos os preconceitos e difuldades que enfrentamos em vários sentidos, ainda têm a igreja católica que somente dificulta ainda mais as coisas, mas enfim... o motivo desse post é a minha revolta contra o Deputado Jair Bolsonaro do PP ao ser questionado pela repórter Monica Iozzi sobre sua opnião a respeito do assunto, o deputado apresentou um discurso extremamente preconceituoso contra os portadores de HIV/AIDs, em tom de agressividade o deputado disse que era favorável ao uso da camisinha porque o governo gasta muito dinheiro com portadores de AIDS sendo que poderia gastar com causas mais "nobres" tratando doentes realmente dignos de cuidado como portadores de câncer, o deputado ainda generalisou, dando a entender que soropositivos contraiam a doença porque levavam uma vida mundana ou se drogavam, e como se já não fosse um absurdo tais palavras vindas de um deputado, ele finaliza sua participação concordando que era problema da pessoa que contraiu o vírus se ela morresse.

Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ)
Fico impressionado com a qualidade das pessoas que são eleitas pelo povo para nos representarem, homens públicos que deveriam ser os primeiros as criar leis que garantam qualidade de vida e igualdade para todos são os primeiros a disseminar agressões e preconceitos, tenho visto muitas discussões sobre avançaos no tratamento do HIV sinalizando até uma possível cura, ao mesmo tempo que vejo teorias de que a cura demore muito a surgir, ou se surgir não seja divulgada pela falta de interesse dos orgãos públicos, mas sinceramente enquanto colocarmos pessoas desinformadas e preconceituosas para nos representar portadores de HIV jamais terão acesso a uma tão aguardada cura, tendo em vista que de acordo com a opnião do referido deputado, seria mais barato para o governo que todos eles morressem, ao invés de "bancar" seus tratamentos. O deputado simplemente ignora a condição deles de cidadãos( positivos ou não ), e que com vida mundana ou não pagam impostos, trabalham, somos TODOS responsáveis pela construção e manutenção do nosso país.

Tentei reproduzir a participação do deputado:

Monica Iozzi: Isso não é um pouco equivocado deputado? Porque aí a gente classifica um grupo de risco, não era melhor liberar pra todo mundo?
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): Acho válido ,tudo bem mas... usa quem quiser usar pô, isso é problema deles, se quiser pegar doença é problema deles!
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): ... porque depois vem aqui nas políticas publicas... dinheiro do povo pra tratar essa gente que contrai a doença nesses atos.
Monica Iozzi: (ironia)Então é bom que a igreja libere o uso da camisinha pra todo mundo pra esse povo que pega doença nao dar gastos para os hospitais públicos?!
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): (concordando) Sim sim, tem que se atender a quem num caso de infortunio contrai uma doença e não desse pessoal que vive aí tomando "pico" na veia ou vive na vida mundana e depois vem querer cobrar do poder público um tratamento que é caro...
Monica Iozzi: (ironia)Então o dinheiro público vai pra quem tem câncer, pra quem tem tuberculose... pra quem tem AIDS a pessoa que foi culpada por pegar ela que se vire!?
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): Concordo contigo...!
Monica Iozzi: Não, eu não acho isso, so to reproduzindo oque o senhor falou!
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): ...isso mesmo...
Monica Iozzi: Se não se cuidou...
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): (completa)PROBLEMA DELE!
Monica Iozzi: ...(ironia)Que morram!?
Jair Bolsonaro- Deputado federal (PP-RJ): (insiste)PROBLEMA DELE!

O vídeo também está no youtube para quem quiser assistir, a participação dele se inicia no meio do vídeo em 05:53.




É bem provável que muitos dos positivos "drogados e sujos" citados pelo deputado tenham votado nele e contibuido para a sua entrada na Câmara, muito cuidado amigos, acabamos de sair de uma eleição, vamos ser mais concientes sobre quem elejemos para ser nossos representantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

sabe sou soro positivo,tenho dois filhos inteligentes bem educados nunca pensei que teriamos um deputado ,desses me emvergonho desse tipo de pessoas sera que por ser hiv positivo não mereço viver .e ver meus netos que meus filhos viram me dar uma pessoa assim é pobre de espirito mas temos o cqc pra nos fortaleser parabens