Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dica de Filme: Orações para Bobby.

 Não é muito fácil encontrar filmes com temática gay de qualidade, tendo em vista que a maioria dos que são lançados, acabam explorando de uma forma exagerada, a sexualidade dos personagens centrais, eu sei, se um filme trata da condição sexual de alguém como enredo é natural que o sexo seja retratado até mesmo para fazer as pessoas enxergarem que um casal gay ou não tem uma vida normal com desentendimentos, preconceito, interesses... e porque não SEXO! Mas o objetivo desse post não é exatamente discutir a presença de cenas eróticas em filmes gays( é até um bom assunto a ser discutido não!? ), mas quero mostrar que existem filmes como "Orações para Bobby" que podem retratar problemas rotineiros do universo gay de uma forma delicada, sem nenhuma agressividade, podendo ser assistidos por toda a família reunida na sala.
 O filme é simplesmente brilhante, ele consegue atingir a consciência de todos que assistem , porque faz todos reverem muitos conceitos que nos afligem, e quando o filme te faz no mínimo pensar a respeito de determinado assunto, pode ter certeza, você assistiu a algo que tem conteúdo de verdade. Orações para Bobby retrata a hístoria real de um garoto que aos 20 anos se suicidou por nunca ter sido aceito de verdade por sua mãe após ela ter descoberto sua condição sexual. É comum admitir que muitos de nós decidimos simplesmente viver a nossa vida e impomos nossa condição para nossa família, mas é muito mais fácil encarar as coisas quando temos o apoio de pessoas tão importante em nossas vidas como nossos pais, tudo que Bobby não tinha na vida era o apoio de sua mãe. O filme retrata como o garoto tentou fugir de sua natureza, e viver aos moldes de uma sociedade que exigia , e exige que formemos uma família padrão, mas não teve outro jeito, acabou seguindo seu coração e se viu obrigado a revelar sua identidade sexual para toda a família( após uma tentativa fracassada de suícidio que dividiu seu maior segredo com o irmão mais velho que jurou guadá-lo, e obviamente não cumpriu a promessa ), sua mãe, uma religiosa fervorosa brilhantemente interpretada por Sigourney Weaver, tenta curar o filho de sua possessão através das mensagens de Deus, o garoto não aguenta tanta pressão, e após uma série de preconceitos vindos em maior parte da própria mãe, acaba mudando de cidade para morar com a prima, onde conhece seu namorado, mas entra em profunda depressão pela não aceitação de sua mãe e se suicida.
  Apartir de então inicia-se o ponto chave do filme, onde sua mãe Mary Griffith, encontra o diário escrito pelo garoto desde sua adolescência, e percebe o quanto tinha virado as costas para seu filho, e quanta coisa poderia ter feito de diferente para exercer seu verdadeiro papel de mãe, e mais do que isso ela havia perdido seu mais precioso bem para sua crença, com isso ela começa a questionar sua fé, e apartir de discussões com grupos de igrejas modernas e grupos de gays e mães de homossexuais, ela descobre que muita coisa havia sido imposta a todos nós ao longo dos tempos, principalmente no que se diz respeito aos olhos de Deus sobre os homossexuais, ora se Deus deixou leis do velho testamento como as que orientavam os homens a matarem mulheres infieis e filhos desobediantes para trás, era cabível que seu filho, uma pessoa tão doce e querida por toda a família também fosse aceito no paraíso.
  "Eu não posso deixar que ninguém saiba que eu não sou hétero. Isso seria tão humilhante. Meus amigos iriam me odiar, com certeza. Eles poderiam até me bater. Na minha família, já ouvi várias vezes eles falando que odeiam os gays, que Deus odeia os gays também. Isso realmente me apavora quando escuto minha família falando desse jeito, porque eles estão realmente falando de mim... Às vezes eu gostaria de desaparecer da face da Terra”( depoimento real escrito pelo garoto em 1975 enquanto ainda tinha 16 anos). Verdadeiramente uma obra-prima um filme que toca aos que o assistem, talvez uma história que proporcione uma uma reflexão que mude todos os seus conceitos, não apenas para familiares e pessoas preconceituosas, mas para o próprio publico gay, que em grande parte vive com a condenação imposta de que não será aceito por Deus.

 Para quem quiser baixá-lo disponibilizo o link que encontrei no Megaupload, vale a pena assistir.

  Formato; AVI
 Qualidade; DVDRipServidor; Megaupload
 Tamanho; 701 MB
 Duração;  1h 28min
 Gênero; Drama
 Áudio; Inglês
 Legendas; Português(embutida)

  DOWNLOAD DO FILME.

Nenhum comentário: